Confira os termos usados em transferências internacionais.
Você sabe o que significa SWIFT ou IBAN? É muito comum ver essas e outras siglas ao fazer transferências internacionais. Alguns termos não são tão fáceis de serem compreendidos, mas é importante conhecê-los para evitar erros ao fazer suas transações.
Para você entender direitinho, separamos aqui os termos mais utilizados nessas transações e qual a função de cada um deles. Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre o universo das remessas internacionais.
SWIFT ou BIC – O objetivo dos dois termos é o mesmo, identificar uma instituição bancária por um código único universal. Esse código em geral tem entre 8 a 11 caracteres. Criado pela Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication – SWIFT, também pode ser conhecido como BIC – Bank International Code, ou em português, Código de Identificação Bancário.
IBAN – O propósito deste é padronizar as contas bancárias internacionalmente. Em inglês a sigla significa, International Bank Account Number. Em português, Número Internacional de Conta Bancária. O IBAN é utilizado em todos os países europeus (exceto Rússia e Bielorrússia). Além deles, desde 2016, a lista de países não europeus que utilizam o código foi atualizada para 69.
ABA Routing Number – Já este é um código numérico com 9 dígitos que serve para identificar um banco ou instituição dos Estados Unidos. Esse código é emitido pela American Bankers Association (ABA) e cada banco possui um número, assim como cada Estado dos EUA.
Remessa Internacional – Quando se fala em envio de dinheiro de um país para o outro por meio eletrônico, chama-se Remessa Internacional ou Remessa. Para realizar o envio do dinheiro, o cliente faz a conversão da moeda do país de origem para o país de destino, com uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil.
Agora que você já conhece os principais termos, que tal fazer a sua primeira remessa? Veja aqui como enviar dinheiro para o exterior com o IZZI!
Continue nos acompanhando. Nos vemos em breve!